Friday, April 21, 2006
O FOGO
O FOGO aparece na Atalanta Fugiens representado de várias maneiras: na gravura VIII vemos um homem erguendo uma espada com a qual irá tocar num ovo colocado sobre uma mesa baixa.À sua frente tem uma grande lareira com fogo de lenha a arder, e à sua direita um longo corredor abre para uma paisagem que se adivinha lá fora.
A legenda diz: "Pega no ovo e toca-lhe com um glaivo de fogo". Nos versos do Epigrama conclui-se "...Com prudencia/
toca-o (ao ovo) com uma espada de fogo, é esse o uso."
Percebe-se claramente que a imagem do ovo se refere à Vida, à semente de vida que a Obra fecundará e tornará fértil no crescimento e na chamada "augmentatio", uma das fases pelas quais se passará.
Quanto ao fogo. é o quarto elemento, o que depois da limpeza, da dissolução já descrita, permitirá chegar com sucesso ao fim que se pretende.
Outras gravuras, como a X, reforçam esta ideia: "dá fogo ao fogo...e isso chegará".
E no Epigrama: " O fogo ao fogo e Mercúrio a Mercúrio /Unem-se : eis aqui o limite da tua arte ".
Outras gravuras que passo adiante mostram como "irmão e irmã têm de beber a poção do amor", como a terra tem de ser lavrada e semeada para frutificar e finalmente o segredo é revelado numa das últimas representações: "O fruto da sabedoria humana é a árvore da vida" (gravura XXVI). Já entretanto Maier mandara que se rasgassem os livros, lembrando o desabafo de Fausto, envelhecido e cansado de tanto Saber inútil, enquanto a vida lhe passava ao lado. De uma certa maneira Fausto será "salvo" por Mefistófeles, pois será este a oferecer-lhe o fruto da árvore da vida na pessoa de Gretchen. Depois de imolada no Fausto I, transformar-se-á em redentora, no final da tragédia, elevando a essencia sublime do herói à visão do Eterno Feminino.
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2 comments:
Constato que todas essas gravuras são acompanhadas na página oposta por uma partitura. Será possível fazer um scanning que apanhe essa página para darmos uma vista de olhos? Qual é a relação da música com a gravura?
pedro
A relação da música com a gravura é total, pois Michael Maier pretendia dirigir-se aos olhos, aos ouvidos e ao entendimento em simultâneo.
Vou escolher uma das partituras e fazer nova imagem.
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