Saturday, March 11, 2006

Marcel Robelin, o Yin e o Yang




Marcel Robelin apresentou em Paris, em 1971,um dos conjuntos mais significativos da sua obra, que se podia dizer, na altura ,de forte influencia simbólica e alquímica .Os seus quadros, de pequeno formato, são construídos a partir de uma forma ideal, o círculo, que ele vai destruindo por dentro, num caminho inverso do que seria suposto e causando assim o fascínio e a surpresa apanágio das obras de arte. Encontramos no LIVRO DA CONSCIENCIA E DA VIDA , antigo tratado chinês traduzido por Liou Tse Houa para a Librairie de Médicis , Paris,1969, um dos modelos que podia ter servido de suporte a Robelin nesta sua "meditação" da matéria, como gosto de chamar-lhe.Aqui se diz que o segredo mais subtil do TAO é a natureza e a vida.Para cultivar e fundir a natureza e a vida a melhor maneira é fazer com que as duas regressem à unidade. Robelin realiza essa conjunção de opostos, do YIN e do YANG de um modo bem subtil, destruindo a forma ( o círculo) para que o olhar e o sentimento da experiencia se concentrem "no interior".
A sua meditação da matéria deixa por um lado adivinhar o grande Vazio do Tao, mas deixa-nos por outro com o sonho , o esforço do caminhar.
A criação é isso :um esforço,no sentido do equilibrio da natureza e da vida.E abrir-se à vida é tanto destruir como construir, e reparar, não é procurar respostas mas aceitar as interrogações.
Neste video em que se apresentam três artistas contemporâneos de renome, Marcel Robelin pode ser visto/ouvido ao minuto 13.49

No comments: