Saturday, March 11, 2006

Marc Chagall, Poemes















"....
Mes rêves je les ai cachés
Sur les nuages
Mes soupirs
Volent avec les oiseaux
Je me vois immobile et en marche
Je me défais
Devant le feu qui vient du monde
Mon amour est comme l'eau dispersée
Derrière moi vont mes tableaux. "

in "j'habite ma vie "

Sugestão, ler o texto vendo Les Mariés de la Tour Eiffel, um dos mais belos quadros de Chagall .

Desta leitura e do quadro surgiu a escrita do poema "Pedido de Casamento" :

Venho pedir a mão da sua filha
disse o jovem tímido olhando para o chão
Porquê a mão?
Porque é costume
é a tradição
o meu avô pediu a mão da minha avó
o meu pai pediu a mão da minha mãe
portanto eu peço a mão da sua filha
é lógico é humano é natural
é como deve ser
é convencional
Só não é original
mas seja disse o pai
depois de meditar
pode levá-la mas trate-a com cuidado
era de estimação a mão
como pode calcular
O jovem abriu e fechou a boca repetidas vezes
admirado
enquanto o pai que tinha ideias suas
foi buscar a faca da cozinha
e trouxe para a sala a mão da filha
sozinha

3 comments:

Fokas said...

Cara Prof.,
O seu poema é horrível! Que estória mais macabra essa da mão da filha!
Estou a acabar "Os jardins de Eva" e se não for segredo...eses seus contos foram escritos quando e onde? Já li o "Matriz" mais de duas vezes e achei-o muito bom!

Aquele abraço
Zé Viegas

Yvette Centeno said...

Oh Fokas, em almoçarada familiar com filhos sobrinhos e amigos deles tive o choque de ouvir que o Fokas é o maior e que é mesmo só as suas prosas que eles gostam de ler !! Havia netos e netas, mas felizmente ainda não bisbilhotam os blogs....

Yvette Centeno said...

De castigo vou dedicar só à Maria um poema que já não é da juventude rebelde mas da maturidade resignada.