Saturday, March 25, 2006

ANDROGINIAS






O caso da androginia alquímica é dos mais interessantes e mais férteis para muitos dos processos criadores.Jung ocupou-se longamente, junto com Marie-Louise von Franz, desta pulsão profunda do nosso imaginário, que podemos encontrar nas mais antigas manifestações míticas e místicas.
Há também, como seria de esperar, um imaginário sexual da alquimia em que o corpo andrógino figura a perfeição atingida. Basta folhear o Rosarium Philosophorum para que se tornem explícitas tais fantasias , que nos levam a reflectir não apenas na "dificuldade" do caminho mas também, para o adepto, na ambiguidade que encerrava...

As representações andróginas, como tantas gravuras de alquimistas, falam mais que mil palavras.O mito ocidental remonta ao BANQUETE de Platão, diálogo onde se conta que inicialmente existiam na natureza não duas, mas três espécies de seres humanos:os machos, as fêmeas e uma terceira composta das duas outras.Esta espécie macho-fêmea já não existia há muito,pois por excesso de orgulho tinha sido, junto com as outras, castigada pelos deuses.
Esses seres eram redondos, de quatro braços e quatro pernas, unidos pela parte de dentro dos seus corpos, e deslocando-se rebolando como esferas; tinham também dois rostos iguais colocados sobre o mesmo pescoço,envolvidos por uma só cabeça; o mesmo acontecia com os genitais, que eram duplos.
A espécie andrógina, como mista que era, participava da origem solar dos machos e da origem lunar das fêmeas.

Que este mito tenha sido longamente elaborado por poetas e pintores, com o fascínio de uma primordial e perfeita união, é o que podemos constatar em muitas obras de arte. Deixo à contemplação do leitor as imagens do BEIJO de Klimt, com o brilho sensual e cintilante das vestes dos amantes, o LAÇO DE UNIÃO de ESCHER,OS APAIXONADOS de um Botero excessivo e rabelaisiano, e uma antiga gravura alquímica onde a fusão andrógina figura a Perfeiçao da Pedra já tão falada.



VARIAÇÕES:

nous:cela veut dire
moi et mon ombre

l'amour:
la solitude même

No comments: