Havendo agora uma especial atenção à literatura brasileira, sobretudo depois da obra de João Ubaldo Ribeiro ter ganho o Prémio Camões, evoco uma grande universitária especialista das nossas literaturas: Luciana Stegagno Picchio.
Com ela estudei melhor do que nunca a lírica medieval portuguesa, a história do nosso teatro, a poesia brasileira com destaque especial para Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Vinicius, entre tantos outros.
Com ela, depois da publicação deste pequeno grande livro, voltei a ler Clarice Lispector, que Luciana classifica de "escritora lunar".
Em oito capítulos, abrangendo o tempo que decorre "Das Origens a 1945", temos um guia que nada perdeu da sua actualidade.
A prosa é clara, directa e prazenteira como é raro serem os livros de estudo.
Merecia o olhar atento dos editores e uma reedição.
4 comments:
Sou brasileira e adorei o seu blog! Bom saber que vocês estão se interessando pela nossa literatura.
Sou formada em Letras e apaixonada pela literatura portuguesa!
Nós interessamo-nos pela literatura brasileira, pela música, pela arte em geral, acho que desde sempre.
Eu em especial desde os anos sessenta, quando li Clarisse Lispector, Jorge Amado e muitos outros, sobretudo poetas, começando com Manuel Bandeira, e quando Vinicius viajava até Portugal com o seu show de poesia e música: algumas vezes o meu marido o acompanhou ao contrabaixo, quando veio com o Chico Buarque, a Nara Leão (de quem tenho a memória, os discos, a saudade).
Nossa, que interessante, eu vou procurar saber mais sobre esse livro, e vou indicar para uma amiga que está fazendo o projeto de monografia sobre o romantismo brasileiro.
Um grande abraço,
Átila Siqueira.
Olá, que bom saber que mantens um olho aberto ao que se passa aqui :)
prazer em conhecer,
Jardim
Post a Comment