Saturday, April 01, 2006

Wang Wei


Para uma viagem de sonho por meio de um livro de literatura e arte, recomendo de FRANÇOIS CHENG (ed. e trad.)L'ESPACE DU RÊVE,Mille Ans de Peinture Chinoise,Paris 1980.

A este maravilhoso trabalho de pesquisa devíamos acrescentar no subtítulo também a literatura. Pois cada reprodução é antecedida de um poema inspirador.
É certo que nos ideogramas já se encontram reunidos de algum modo a literatura e a arte. Pois a caligrafia chinesa é arte na medida em que reúne conceito, ou ideia, e imagem.
A melancolia suave que percorre alguns dos poemas escolhidos pelo autor teria agradado a Goethe e a muitos dos românticos do séc.XVIII, do chamado primeiro romantismo , de que Novalis é um dos expoentes. Cedo viria a moda do orientalismo, mas não com este cunho filosófico , taoista, de que os poemas deste livro dão testemunho.

" Ao fim do dia só gosto da solidão.
Longe do meu espírito a vaidade das coisas.
Despojado de riqueza, resta-me a alegria
De regressar à minha floresta antiga.
A brisa dos pinheiros desfaz-me o cinto.
A lua acaricia os sons da minha cítara.
Qual é, perguntais vós, a derradeira verdade?
Canto de pescador, nos canaviais, a afastar-se..."

( Wang Wei, séc. VIII )

A pintura escolhida para acompanhar o poema é posterior, da autoria de Wang Meng ( 1308-1385 ).São cabanas, no coração da montanha,com pescadores ao longe no lago de canaviais.

No comments: