Friday, April 07, 2006

Para o Pedro


Aguardo com impaciencia essas canções de Prévert.
Ficarás com o J.Kosma, que eu conheci a passear o seu basset nas ruas de Saint-Germain, como um dos que amaram e serviram um dos mais belos poetas ao mesmo tempo comovente e sardónico, que acompanhou a minha juventude.
Reparo que fui tão feliz que chega a ser escandaloso.
Depois de ler Prévert passei a escrever teatro, o que até então não tinha acontecido.
Vou traduzir um pouco do que tenho aqui, e depois blogo. Quem sabe se ainda voltas a compôr mais coisas dele.
Aqui vai o poema com que ele "fecha" o livro SPECTACLE, como quem fecha a vida, o teatro de cada um :

FÊTE /FESTA

Nas grandes águas da minha mãe
nasci eu no Inverno
numa noite de Fevereiro

Meses antes
em plena Primavera
houve
um fogo de artfício entre os meus pais
era o sol da vida
e eu já estava lá dentro

Eles verteram-me o sangue no meu corpo
era o vinho de uma fonte
e não o de uma cave

E também eu um dia
tal como eles, partirei

2 comments:

pedro moreira said...

Kosma esse que escreveu entre outros o famosérrimo...Autumn Leaves (vulgo Les Feuilles Mortes, sobre poema de Prévert)!
pedro

Yvette Centeno said...

O original francês é lindíssimo, claro, se quiseres passo o original.Traduzi porque julgo que já pouca gente em Portugal estuda francês.