Friday, April 07, 2006

Jacques Prevert, FATRAS



Prévert, nesta obra de 1966, reúne uma série de colagens, acompanhadas de textos de sabor muito característico,oscilando entre o lirismo e o sarcasmo .
O texto que acompanha esta colagem é o seguinte:


" Il ne suffit pas d'avoir de Belles-Lettres
pour écrire un vrai alphabet. "


E o título que Prévert lhe deu não é menos significativo:
"Les Illusions Perdues" .

A bom entendedor...Mas ainda há quem leia Jacques Prévert , com os seus poemas de amor pungente, que foram cantados pelas divas de Saint-Germain nos melhores tempos dos existencialistas ? E quem leia as suas peças, as suas prosas de humor negro, a celebração do corpo, que ele também soube louvar em Picasso, escrevendo sobre as gravuras do Minotauro ?
Em SPECTACLE, publicado em 1951, encontramos "Eaux-fortes de Picasso" , e "Aux Jardins de Miró ".
Os artistas conheciam-se, conviviam, amavam-se de verdade, celebrando por cafés e teatros , nas casas e ateliers uns dos outros, a imensa alegria de viver, tendo escapado a uma guerra terrível .
O prazer das palavras em liberdade ia sarando as feridas.

2 comments:

pedro moreira said...

Não só ainda há quem leia Prévert como há quem escreva música sobre os seus poemas, incluindo o signatário...Escrevi canções (ainda inéditas) sobre "Dimanche", "Sables Mouvants" e "Le Cheval Rouge".
Sou grande fã de Prévert!
Bjs
pedro

Yvette Centeno said...

querido, então aqui vai uma imagem linda que eu ia guardar para capa dos meus sketches de teatro, se alguém um dia os publicar.
Fica para ti, já como herança em vida...Bjos,da mãe querida (quem é que cantava esta possidoneira? )