Friday, April 21, 2006

O FOGO



O FOGO aparece na Atalanta Fugiens representado de várias maneiras: na gravura VIII vemos um homem erguendo uma espada com a qual irá tocar num ovo colocado sobre uma mesa baixa.À sua frente tem uma grande lareira com fogo de lenha a arder, e à sua direita um longo corredor abre para uma paisagem que se adivinha lá fora.
A legenda diz: "Pega no ovo e toca-lhe com um glaivo de fogo". Nos versos do Epigrama conclui-se "...Com prudencia/
toca-o (ao ovo) com uma espada de fogo, é esse o uso."
Percebe-se claramente que a imagem do ovo se refere à Vida, à semente de vida que a Obra fecundará e tornará fértil no crescimento e na chamada "augmentatio", uma das fases pelas quais se passará.
Quanto ao fogo. é o quarto elemento, o que depois da limpeza, da dissolução já descrita, permitirá chegar com sucesso ao fim que se pretende.
Outras gravuras, como a X, reforçam esta ideia: "dá fogo ao fogo...e isso chegará".
E no Epigrama: " O fogo ao fogo e Mercúrio a Mercúrio /Unem-se : eis aqui o limite da tua arte ".

Outras gravuras que passo adiante mostram como "irmão e irmã têm de beber a poção do amor", como a terra tem de ser lavrada e semeada para frutificar e finalmente o segredo é revelado numa das últimas representações: "O fruto da sabedoria humana é a árvore da vida" (gravura XXVI). Já entretanto Maier mandara que se rasgassem os livros, lembrando o desabafo de Fausto, envelhecido e cansado de tanto Saber inútil, enquanto a vida lhe passava ao lado. De uma certa maneira Fausto será "salvo" por Mefistófeles, pois será este a oferecer-lhe o fruto da árvore da vida na pessoa de Gretchen. Depois de imolada no Fausto I, transformar-se-á em redentora, no final da tragédia, elevando a essencia sublime do herói à visão do Eterno Feminino.

2 comments:

pedro moreira said...

Constato que todas essas gravuras são acompanhadas na página oposta por uma partitura. Será possível fazer um scanning que apanhe essa página para darmos uma vista de olhos? Qual é a relação da música com a gravura?
pedro

Yvette Centeno said...

A relação da música com a gravura é total, pois Michael Maier pretendia dirigir-se aos olhos, aos ouvidos e ao entendimento em simultâneo.
Vou escolher uma das partituras e fazer nova imagem.