Tuesday, April 03, 2007

Aos Amigos do Cave Canis


Arrumando prateleiras, o reencontro feliz com os artistas de CAVE CANIS. Eram (são? ) muitos e animados de um espirito de liberdade e criatividade que neste momento ainda mais falta me fazem.
Cito, do Manifesto contra o Populismo Perverso:

" Sense ètica, no hi ha estètica.Ni dignitat.
...
L'art no és un entreteniment vagarós, lleure de privileiats que es miren el món des de fora, com a espectadors.Parafresejant Picasso/Tàpies:l'art es una arma de guerra contra l'enemic, un mitja per combatre l'obscurantisme i la violència.
...
En temps de barbàrie, vindiquem la il-lustració contra les tenebres,l'esperit critic contra el dogma...Això es: la dignitat contra la immundícia."

A ilustração é um negativo de MANEL ESCLUSA: La pedra, La Muntanya, L'Univers...
da exposição de Boston, 1983

2 comments:

João Ventura said...

Segundo Celan "não se foge ao destino", por isso há dias um acasom trouxe-me a esta morada aonde regresso quase todos os dias para descobrir os rastos que aqui você vai deixando.Como os rastos da revista Cave Canis em cujo manifesto se defende a necessidade
de agitar as étiques e estétiques conformistes ("Aquest és el somni dels gossos: ser el malson de l’ordre. Ser el malson per a l’ordre") e de se nos comprometermos com o risco.
Estou em http://oquecaidosdias.wordpress.com/
Joao Ventura

Anonymous said...

Envejo la teva capacitat per publicar article meravellós - simplement volia dir que m'agrada això!