Tuesday, June 03, 2008

Arte e História Militar


Da Série História Militar, é publicada na ed. Prefácio esta obra dedicada ao Exército Português na Guerra Peninsular 8vol.1, do Rossilhão ao fim da Segunda Invasão Francesa,1807-1810). O autor é João Torres Centeno, advogado de profissão, que se tem dedicado a estes estudos, continuando com este volume uma série que tem surgido com o alto Patrocínio da Comissão Portuguesa de História Militar.

Apresenta-se nela o que o autor define como um breve desenvolvimento, desde 1640 até às reformas do fim do séc.XVIII e mais detalhadamente a organização desde a campanha do Rossilhão até ao fim da 2a. Invasão, quando se funde com o Exército
Britânico no exército de operações. Este viria a ser o embrião do Exército Anglo-Português, superiormente comandado pelo futuro Duque de Wellington, vencedor de Napoleão em Waterloo.
Duas chamadas de atenção: com abundante matéria de investigação, muito e interessante material iconográfico, lembra que a História de Portugal se fez de muita inteligência e arte militar, e desde longe.
Para quem se dedique a estes assuntos, recomenda-se que acorra à feira do Livro, enquanto é tempo. E que se leia, sempre, e cada vez mais, não deixando que se apague a nossa memória política, social, cultural. Pois vendo bem, onde há leitura e cultura a memória estará sempre presente.
Cito o director da Fundação Murnau (para o cinema ), o que ele diz serve para toda a memória cultural:
" O que seria a vida sem memórias ?
O que seriam as memórias sem imagens?
O que seriam as imagens dos nossos tempos sem o cinema ?"

O livro ainda  é o nosso cinema, no tocante à memória histórica.

No comments: