Tuesday, May 08, 2007

Uma Casa Portuguesa



INEZ WIJNHORST apresenta a sua "Casa Portuguesa": há algo de babélico na acumulação dos andares, e os sótãos imperfeitos, como que inacabados, deixam espaço à imaginação de quem deseje continuar a construir, erguendo camada sobre camada...
A ideia de uma construção em aberto, ainda que perigosa ( pode ruir ) seduz. Ergue-se ao alto, como o castelo de cubos ou de legos das crianças. Reconstitui um certo imaginário da infância.
Mas esta casa fala ainda de outras coisas: dos espaços amontoados das sociedades modernas, do sufoco, não fossem as janelas em Portugal estarem quase sempre abertas, deixando ver a vida que se vive.
Deixa-nos ainda, esta casa de Inez, com a sensação de estarmos perante uma forma contida como um ovo mas que pode, a qualquer momento,explodir por força de tanta contenção.
Diz Gaston Bachelard que " o espaço é nosso amigo ". Mas na geometria imperfeita das vidas o espaço pode ser violento, a protecção pode falhar, dar-se uma explosão fatal. A casa portuguesa está a abarrotar de coisas e de gente.
A metáfora de Inez não me faz esquecer a nossa vida real: se puxarmos o fio será que resiste a um abanão mais forte ?

5 comments:

Sofia Loureiro dos Santos said...

Yvette Centeno,
desculpe o meu atrevimento, mas não encontrei nenhum email para onde a possa contactar. Será que me poderia fornecer algum (o meu email está no blogue)? Muito obrigada.

Sofia Loureiro dos Santos said...

Obrigada.

ZOMBIE M said...

gosto dos seus blogs professora

miguel cardoso

mi-manualdeinstruçoes.blogspot.com

isabel mendes ferreira said...

uma das minhas pintoras....!!!!

descobria.A há já mt tempo....tendo dela váriAS TELAS....

QUE SE LHE ASSEMELHAM.


um prazer encontrá-la. aqui.


____________________________obrigada.

isabel mendes ferreira said...

tenho uma ft. de uma tela da Inês numa fase solar...que era p lhe enviar..mas como o seu mail não vem no Profile....:((((((___________
___________________:)))))
fico a aguardar.


boa tarde Literatura com luz de Arte.

____________________