Saturday, January 11, 2014

A História de Adão e Eva
Uma das minhas netas pediu-me que lhe contasse a história de Adão e Eva. Os professores tinham falado disso.
Admirou-se quando expliquei que tínhamos de ler a Bíblia, o Antigo Testamento, e no Génesis, que quer dizer Origem, Criação, sendo que se trata da narrativa da criação do mundo e da espécie humana, a primeira narrativa, em que se diz que ao princípio Deus criou o céu e a terra, a terra estava vazia e as trevas cobriam o abismo, com o espírito de Deus planando sobre as águas.
Já este início nos incita à meditação, e nos faz vislumbrar o mistério de um caos, de um vazio primordial que Deus, na sua infinita necessidade de luz ordenará e preencherá, em sucessivas esferas de criação marcadas por sucessivos dias, os seis mais o sétimo, dito de descanso e veneração, uma vez consumada a Obra.
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.
Fala-se de um homem macho e fêmea, o que sustenta para alguns a semelhança com o mito do andrógino que Platão descreve no Banquete, um dos seus mais belos diálogos.
Mas também podemos entender o texto como tendo Deus criado à sua imagem um homem e uma mulher, a quem confiou o dever de serem fecundos e ocuparem a terra, submetendo a si todas as espécies animais e vegetais entretanto criadas.
Já na segunda narrativa do Génesis a criação de um homem em primeiro lugar e de uma mulher depois é explícita:
"Deus disse: não é bom que o homem esteja só. Preciso de lhe fazer uma companhia que o complete. Fez com que Adão caísse num sono profundo, tirou-lhe uma costela, fechou a carne de onde a tirara, e a seguir, com essa costela, moldou uma mulher e apresentou-a ao homem. Adão exclamou é carne da minha carne, e será chamada mulher, Eva.
Vemos assim que em Adão e Eva temos na verdade a matriz da espécie humana, criada por Deus à sua imagem, e por isso detentora de uma centelha de divino.
Vem depois o momento da Queda que marca, na espécie, a sua condição e destino, o castigo da expulsão do Paraíso, o Jardim do Éden onde o par primordial habitava até ser expulso, por ter desobedecido a uma ordem de Deus: não comer das duas árvores que ali estavam plantadas, a do Conhecimento, e a da Vida.
Foi por sugestão da Serpente (vista até hoje como energia negra, emanando do caos do anterior abismo) e curiosidade de Eva, que esta come a maçã que lhe é oferecida pela serpente e a entrega a Adão, que faz o mesmo.Tendo comido do fruto da árvore do Conhecimento, descobrem a sua condição, e serão expulsos, iniciando a étapa que se conhece da vida humana feita de trabalho e sofrimento.
Vendo com atenção o quadro de Cranach o Velho, repare-se como o braço esquerdo de Eva está ainda agarrado ao ramo da árvore de onde espreita a Serpente, numa curva que quase reproduz a curva do seu corpo, enquanto que, com o braço direito, estende a maçã a um Adão de rosto algo hesitante e surpreendido.
Repare-se também na cabeleira de Eva, de caracóis abundantes, frondosos como ramadas, identificando-a com parte de um mundo vegetal, primitivo e belo, de que Cranach capta a subtileza e os perigos...
Eva, a tentadora, ficará no nosso imaginário de muitos modos, o mesmo acontecendo à Serpente: pois como conhece e domina ela esta árvore do Conhecimento?

11 comments:

ana said...

Gostei de rever esta história assim contadas.
Deixo o link de um llime de animação que ganhou o festival de Berlim de 2008. Poderá ser simbolicamente polémico mas conta esta história.
Gostaria de saber o seu ponto de vista.
http://youtu.be/mPO8v8ULA9A
Um excelente ano!
Ana

Yvette Centeno said...

Obrigada, BOM ANO, vou tentar abrir o link!

Yvette Centeno said...

Não consigo abrir!

ana said...

Desculpe esqueci-me de escrever em htlm
LINK

mais seguidores instagram said...

Amei o post !

ganhar curtidas said...

Muito bom o post bem bacana !!

seguidores no instagram said...

MUITO BOM O POST !

mais curtidas facebook said...


Muito bom o post gostei muito do seu blog Parabéns !!

curtidas instagram said...


excelente post !!

ganhar curtidas said...


Bem interresante

software de email marketing said...


demais!