Thursday, August 17, 2006

Hildegarda von Bingen


Uma das primeiras obras de Hildegarda, ORDO VIRTUTUM, escrita antes de 1151, apresenta-nos a imagem da cidade celeste, Jerusalém. Neste drama lírico o simbolismo da cidade liga-se ao do jardim florido, como que sugerindo a recuperação de um estado natural perfeito, edénico, como nos tempos que antecederam a Queda.
A cidade está protegida por muralhas, em cujas pedras se encontram encastoadas jóias, "gemas". Como salienta Peter Dronke a palavra latina gemma tanto pode significar jóia como rebento - desenhando-se deste modo a imagem floral, e de renascimento do jardim edénico.
As pedras são ainda para Hildegarda "pedras humanas", vivas, e o alicerce da cidade é o lapis vivus, o filho de Deus, Cristo.
No centro da cidade cresce a árvore cósmica. As raizes são os profetas, as virtudes são os ramos e os frutos, o todo sendo ao mesmo tempo humano e divino.
O que neste drama é apontado será desenvolvido com mais pormenor em duas das suas obras em prosa: o SCIVIAS (conhece as vias ) e o LIBER DIVINORUM OPERUM, cosmologia completada em 1173," coroando o trabalho de toda a sua vida", nas palavras de Dronke.
As obras acima citadas são visões que Hildegarda afirma lhe terem sido transmitidas por uma voz ou luz celeste.Em ambas surge no fim a cidade celeste, a Jerusalém divina.
As leituras que na opinião de Peter Dronke mais terão influenciado a monja são a CIDADE DE DEUS de Sto.Agostinho, o APOCALIPSE de S.João e o PASTOR DE HERMAS, uma alegoria cristã do século II da nossa era.
De Hildegarda traduziram Joaquim Félix de Carvalho e José Tolentino de Mendonça um conjunto de poemas, FLOR BRILHANTE em ed. bilingue da Assírio e Alvim (2004) de que deixo apenas um bonito exemplo:

LXIII

Para o Evangelho
Antífona

Ó púrpura de sangue,
fluíste de excelsa altura
tocada por Deus
tu és a flor
que o sopro da serpente
jamais lesou.


Bibliografia:
Peter Dronke, in A SIMBÓLICA DO ESPAÇO, ed.Estampa, 1991
Aos melómanos curiosos, a edição em CD da American Opera Projects :ORDO VIRTUTUM, adapted from the work of Hildegard von Bingen by Lisa Bielama, Kitty Brazelton, Ebe Beglarian, Elaine Kaplinsky. Com o título de HILDEGARLS.
1.Prologue
2. Act I
3. Act II
4. Act III
5. Act IV
6.Processional.

A não perder.

No comments: